A tributação sobre a renda das empresas no Brasil é uma das maiores do mundo. Isso certamente faz com que muitos que desejam ter seu próprio negócio não o tirem do papel ou mesmo dificulte o dia a dia de quem já tem uma empresa. Porém, o que nem todos sabem é que é possível pagar menos imposto.
“A falta de informação pode fazer o empresário pagar mais impostos do que o necessário ou pagá-los de uma forma que complicam as outras transações da empresa”, detalhou Gilmar Pinheiro, da GPD Contabilidade. Porém, a elisão fiscal pode mudar isso e fazer a empresa pagar menos imposto.
Gilmar explica que o Estado dá possibilidades do contribuinte ser tributado, por uma forma ou por outra: “Quando praticamos a elisão fiscal, que nada mais é do que uma gestão tributária inteligente, conseguimos ver qual é a mais vantajosa para cada empresa”, explanou o contador.
Uma contabilidade tributária eficiente é capaz de determinar qual a melhor forma, de acordo com o segmento e faturamento da empresa, de pagar por cada imposto. Por exemplo, numa empresa de serviços médicos, usando a tributação Simples Nacional, a alíquota inicia em 15,5%, mas vai aumentando de acordo com o faturamento, podendo chegar a alíquota efetiva de quase 30%, enquanto que se usar a o sistema de Lucro Presumido paga-se 16,33% mensais de tributos diretos (federal e municipal).
Porém, Gilmar lembra que cada segmento tem sua particularidade, assim como cada empresa e cada município, por isso, não existe uma regra e é necessário que o contador analise a empresa individualmente e faça o respectivo planejamento tributário.