Baixa na Empresa

Em quatro meses a pandemia fez mais de 700 mil empresas fecharem as portas definitivamente no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número, que deve aumentar até o final da pandemia, evidencia a crise econômica pela qual o país passa. Nesse momento, muitos empresários que viram seus negócios fecharem ainda podem estar preocupados com a baixa da empresa, afinal, se não regularizar essa situação assim que possível, mais impostos serão cobrados.

O contador Gilmar Pinheiro, da GPD Contabilidade, explica que a baixa na empresa não é mais motivo para dor de cabeça, “antes as certidões precisavam ser entregues sem débito. Hoje em dia, mesmo com pendências, o Estado permite a baixa, porque entende que muitas vezes a empresa está fechando porque está com dificuldades financeiras e quanto mais tempo passar aberta, acumulará obrigações e despesas”.

Porém, apesar de ser um processo mais simples do que o praticado antigamente, ainda requer a presença de um profissional, para que documentos não deixem de ser apresentados e isso acarrete em um processo mais longo que o necessário e gere mais débitos com o Estado.

Menu
Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?