Ser um Microempreendedor Individual (MEI) pode ser um caminho fácil para o empresário que está começando por diversos motivos, mas principalmente por causa da tributação que é mínima. Ela se resume ao pagamento mensal do Documento de Arrecadação Simples (DAS), o INSS/Previdência Social (5% do salário mínimo vigente) e, a depender do setor da empresa, ISS e ICMS, que, somados, chegam aos R$ 6,00.
Porém, quando esse empresário contrata um funcionário, as obrigações com a folha de pagamento MEI podem, além de onerar os custos da empresa, trazer dores de cabeça ao empreendedor, afinal são diversos impostos a serem pagos. É necessário ficar atento ao recolhimento da Guia da Previdência Social e FGTS com base na alíquota de 8% do salário do empregado, que deve ser compatível com o piso salarial da categoria profissional. Isso além, é claro, dos direitos trabalhistas como férias, décimo terceiro e hora extra.
Um meio de evitar problemas, que podem levar o empregado a acionar a Justiça do Trabalho, é contratar os serviços de um contador para fazer a folha de pagamento MEI.